quinta-feira, 14 de março de 2024

14 de março - Dia Internacional da Matemática

No dia 14 de março é comemorado o Dia Internacional da Matemática, proclamado pela UNESCO, este ano sob o tema “Brincando com matemática”. O tema de 2024 celebra os jogos matemáticos, os quebra-cabeças e outras atividades divertidas, mas também o "brincar" com a própria matemática, explorando, experimentando e descobrindo.
A data de 14 de março é também conhecida como Dia do Pi e é comemorada em muitos países em todo o mundo. Esta nomeação surge ao número importante 𝜋, a razão entre o circunferência e diâmetro de um círculo, ser aproximadamente igual a 3,14. A celebração do Dia Internacional da Matemática expande o Dia do Pi para incluir todo o espectro da matemática. A linguagem matemática e o raciocínio são acessíveis a todos. [Fonte: www.idm314.org]
No nosso agrupamento, a biblioteca escolar em articulação com docentes de matemática, está a assinalar esta data através da disponibilização, no seu espaço, de um conjunto de quebra-cabeças e jogos de estratégia, incluindo jogos do Campeonato de Jogos Matemáticos (Hex, Cães e Gatos, Dominório, Atari Go, Semáforo, ...), para utilização livre em contexto de aula  pelos alunos. Nesta iniciativa inclui-se, ainda, uma pequena exposição de ilustrações humorísticas relacionadas com o número 𝜋, com o nome "PI...adas".








Sem comentários:

Enviar um comentário