domingo, 8 de março de 2020

Semana da Leitura 2020




9 DE MARÇO


10.00h – Vamos celebrar a leitura!| Escola Sede
Sessão de abertura da Semana da Leitura, no espaço exterior junto ao bar dos alunos, com momentos musicais e declamações poéticas, contando com a participação da presidente da CAP, alunos, pais e funcionários.

10.30h – Semear palavras | Escola Sede
Vários elementos da comunidade educativa serão convidados a escrever uma frase inspiradora de leituras e a semear palavras num canteiro instalado na biblioteca escolar, utilizando papel com sementes.



11 DE MARÇO

9.00h às 11.30h – Leituras partilhadas | Escola Sede
Sessões na Biblioteca com as turmas do 2º ciclo, envolvendo declamações e dramatização. Trata-se de uma atividade de articulação entre a Biblioteca e os professores de Português do 2º Ciclo, com participação de encarregados de educação.

14.30h – A História da Mala... Conta a tua história sobre esta Mala Voadora | Escola Sede
Atividade orientada pelo professor de expressão dramática, Carlos Cruchinho. Os alunos participantes são convidados a contar a sua história sobre a mala. A essa breve história, sucedem-se outras histórias contadas pelos alunos do 7º e 8º ano a quem pertence a mala. O contador de serviço contará a verdadeira história da mala voadora.



9 a 13 DE MARÇO

Leituras no recreio | Centro Escolar
Ao longo da semana, no recreio, no intervalo de almoço, serão declamados poemas do livro “Ler doce ler”, de José Jorge Letria, pela comunidade educativa (professores, funcionárias e alunos)..

Leituras ao cubo | Centro Escolar
Ao longo da semana, na Biblioteca Escolar, no intervalo da manhã, será dinamizada uma atividade lúdica envolvendo cubos de grandes dimensões, com imagens nas faces, que desafiarão os intervenientes a contar uma história.

Atelier de marcadores | Centro Escolar
Os alunos do 4º ano anos das turmas A e C vão construir marcadores de livros, em sessões a realizar na Biblioteca Escolar.

Intercâmbio de leituras | Centro Escolar
Visitas entre turmas com a partilha de leituras entre alunos do 1º e 2º anos.

Poemas à solta | Escola Sede
Alunos das turmas C, D e E do 6º ano, no âmbito da disciplina de Português, distribuirão na comunidade escolar poemas guardados de uma forma peculiar, com o desafio de serem libertados e lidos.

Feira do Livro | Escola Sede
Feira do livro na Biblioteca Escolar com destaque das obras do catálogo da Porto Editora no âmbito da educação literária, Plano Nacional de Leitura e apoio à realização de provas e exames nacionais. Também estará disponível para venda o livro “Alice no país das sapatilhas”, da autora convidada Susana Tavares (visitas em 24 e 25 de março).


Sem comentários:

Enviar um comentário