segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Cidadãos X Lóbis

No âmbito da celebração de Outubro: Mês Internacional da Biblioteca Escolar, foi desenvolvido um conjunto de atividades com o objetivo de suscitar nos jovens a inquietação, a tomada de consciência e o compromisso em relação a si próprios, à comunidade e ao planeta. Neste contexto realizou-se na Biblioteca Escolar, nos passados dias 23 e 24 de outubro, a atividade Cidadão x Lóbis, envolvendo as turmas do 11º ano. A estratégia da atividade consistiu na realização, pelos alunos, de um debate sobre um problema ambiental. Nas turmas B/C, em articulação com a disciplina de Geografia, o problema debatido foi a exploração do lítio. Haverá mais vantagens ou desvantagens na sua exploração, tendo em conta os previsíveis impactos na paisagem e os efeitos negativos no meio ambiente? Quais são as alternativas para a transição energética e o que se poderá fazer para se conseguir uma exploração sustentável do lítio?
Na turrma A, em articulação com as disciplinas de Biologia e Geologia e de Física e Química, o problema tratado foi os plásticos. Devemos erradicar os produtos feitos de plásticos ou o mais sensato será fazer um uso racional e responsável deste material?
E como se poderá evitar a crescente difusão dos microplásticos nos oceanos?
Esta atividade foi dinamizada pela professora Alice Manaia, com a colaboração da docente de Biologia e Geologia, Cláudia Romão, e da docente de Geografia, Isabel Carvalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário