sexta-feira, 28 de abril de 2017

Autor do Mês: Manuel António Pina

Até final do maio, o autor do mês é... Manuel António Pina. Manuel António Pina (1943-2012) foi escritor e jornalista, um grande poeta e autor destacado na literatura infantil e juvenil. Escreveu, também, diversas peças de teatro, obras de ficção e crónicas.

 O meu nome é Manuel António Pina. Nasci numa terra com um grande castelo, nas margens de um rio onde, no Verão, passeávamos de barco e nadávamos nus. Chama-se Sabugal e fica na Beira Alta, perto da fronteira com Espanha. Quando era pequeno, olhava para o mapa e pensava que, por um centímetro, tinha nascido em Espanha. 
(...)
Como fui durante muitos anos jornalista, mais de trinta, viajei um pouco por todo o Mundo, da América ao Japão, da China ao Brasil, da África ao Alaska. E como sou escritor tenho viajado também por dentro de mim mesmo. E por dentro das palavras. Assim, apesar de ter nascido numa terra com um grande castelo, nas margens de um pequeno rio, não pertenço a lugar nenhum, ou pertenço a muitos lugares ao mesmo tempo. Alguns desses lugares só existem na minha imaginação. Porque a imaginação, descobri-o também, é o modo mais fantástico que há de viajar.
 





Sem comentários:

Enviar um comentário