segunda-feira, 6 de junho de 2016

Projeto "Fauna e Flora em Harmonia"

in Notícias de Vouzela, 19/5/2016

Em Novembro de 2015, os grupos do pré-escolar de Arcozelo das Maias, Sobreira, Souto Maior e Vila Chã candidataram-se em conjunto à 13ª edição da Ciência na Escola, programa financiado pela Fundação Ilídio Pinho com o apoio da DGeSte. Tendo passado à segunda fase com o projeto Fauna e flora em harmonia têm vindo a desenvolver desde o passado mês de Janeiro, atividades que visam promover em termos gerais a interação das crianças com a natureza numa perspetiva de aprendizagem ao ar livre e a valorização do património natural, numa perspetiva de conhecimento empírico pela observação atenta do espaço envolvente.


Assim, estabeleceram-se parcerias profícuas com a Câmara Municipal de Oliveira de Frades e a Junta de Freguesia de Ribeiradio, que foram elementos imprescindíveis e motivadores nesta aventura, tanto na ajuda logística e no acompanhamento das ideias como no mapeamento de um trilho adequado a crianças, um espaço lúdico, de aprendizagem e de contacto com a Natureza, que se prevê desenvolver em seguimento das atuais atividades.
Realizaram-se encontros interjardins para apresentar e debater a importância da preservação dos espaços naturais, fizeram-se saídas às zonas ribeirinhas do rio Gaia, onde as crianças exploraram livremente a natureza, fazendo observação com lupas, percorrendo trilhos, realizando caças ao tesouro. Nas suas caminhadas observaram ainda pequenos animais, percebendo a importância dos mesmos no ecossistema ribeirinho (râs, tritões, joaninhas, caracóis), sempre no sentido do desenvolvimento das competências previstas no projeto acima referido.

Criaram-se os cantos da ciência em contexto de sala e aí foram feitas pesquisas e observações, a comparação das coisas entre si, perguntas e debates sobre a flora da região descobrindo a importância das ervas aromáticas, as suas funções, seu reconhecimento e identificação.
As famílias foram parte integrante do projeto, com a criação dos jardins de aromáticas e com a partilha de um saber popular que se vai perdendo no tempo e que é importante passar às gerações mais novas. As plantas serão posteriormente utilizadas na realização de saquinhos de cheiros, de chás, de tempero. São e vão continuar a ser motivo de observação e experimentação por parte das crianças.
Também a Barragem foi alvo de observação, reconhecendo os seus prós e contras. Com o apoio do presidente da Junta de Ribeiradio que se mostrou sempre disponível, limpando e circundando com madeira a zona pretendida, os quatro jardins de infância iniciaram a requalificação de um espaço no antigo estaleiro da barragem, junto à EN 16, sendo designado por Parque da Natureza. Este continuará em enriquecimento, dependendo do seu crescimento e do seu constante embelezamento, tendo como fundo a bela paisagem do rio Vouga.
Para culminar esta primeira fase do projeto, os jardins realizaram uma visita interativa à Quinta da Mata Sustentável em Vouzela onde foram alicerçados conhecimentos e abordadas as valências trabalhadas: “Jardim de Aromáticas”, “Há vida no charco” e “Caminhada”.
De tudo isto surgiram desenhos, registos fotográficos feitos pelas crianças, pequenos vídeos que servirão para memória futura acordando consciências para a riqueza ambiental que urge preservar.


Benedita Oliveira e Marlene Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário