sexta-feira, 26 de abril de 2013

Concurso Nacional de Leitura - Fase Distrital

Nelas recebeu, no passado dia 10 de Abril, a 7ª Edição do Concurso Nacional de Leitura – Fase Distrital, cuja promoção e coordenação é da responsabilidade da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLB) enquanto parceira do Plano Nacional de Leitura (PNL). Com a intenção de promover a leitura nas escolas, este evento mobilizou 140 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, com idades dos 13 aos 15 anos e dos 16 aos 18 anos, provenientes de 40 escolas do Distrito, acompanhadas por 70 professores, que, enquanto aguardaram pela realização da prova escrita, efetuada na Escola Secundária de Nelas, foram guiados numa visita ao Paço dos Cunha em Santar. (Mais informação em: http://www.cm-nelas.pt/)

Da nossa Escola, participaram as alunas apuradas na fase local, em janeiro, tanto na categoria do 3º Ciclo como na do Ensino Secundário.


 Comentário das alunas participantes na categoria do Secundário: 

A fase distrital do concurso consistia em procurar o melhor leitor e orador das escolas participantes, para que o nosso distrito seja bem representado em Lisboa – fase nacional. A nossa escola ficou muito bem representada, uma vez que três das seis alunas participantes prosseguiram até à fase final, após a sua melhor prestação na fase escrita. 
Para mim foi uma experiência enriquecedora, quer a nível da leitura, quer a nível do convívio com outros leitores e apreciadores de livros. Foi um dia de aprendizagens e leitura, através do teatro e citações de poemas. Espero poder voltar para o ano, pois já Fernando Pessoa dizia: "Gostar de ler é trocar horas de tédio por outras deliciosas."

Ana Neves – 11ºB


Participar no Concurso Nacional de Leitura foi uma experiência enriquecedora a nível competitivo, mas ainda mais importante, a nível da promoção da leitura. Penso que é importante existir este tipo de concursos para promover as leituras, que são cada vez mais raras hoje em dia. Assim, aconselho a todos a participação em acontecimentos do género, pois só trazem benefícios aos participantes. Deste modo, todos podemos descobrir que "o livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive" (António Vieira).

Liliana Silva – 11º B


Depois de uma viagem passada a rever as obras, o grupo de Oliveira de Frades chegou são e salvo a Nelas. Após a nossa chegada, não tínhamos mais nada que fazer a não ser rever de novo as obras e esperar pela hora em que iríamos fazer a tão temível prova que determinaria o nosso futuro na competição.
E quando o derradeiro momento chegou, nada mais poderia correr melhor, pois tivemos três alunas em palco. Apesar de nenhuma de nós ter passado à fase nacional este ano, tudo poderá mudar no próximo.


Susana Valério – 11º D

Sem comentários:

Enviar um comentário