quarta-feira, 30 de março de 2011

Ler + em vários sotaques: Uzebequistão



TEXTO: Navruz – A Festa da Primavera


No meu país – o Uzbequistão - , Navruz é o festival da Primavera celebrado no dia 21 de Março, correspondendo ao equinócio da Primavera, quando o dia e a noite têm a mesma duração.



Trata-se de um festival muito antigo. É feriado nacional no Uzbequistão e em outros países muçulmanos vizinhos.



A palavra navruz significa novo dia: nav-novo e ruz-dia na língua tadjique, uma das línguas faladas no Uzbequistão.



Os muçulmanos do meu país associam esta festa ao Ano Novo, porque no antigo calendário islâmico, o Calendário dos Doze Animais, o novo ano começava em Março.


Neste dia as pessoas não vão trabalhar. As famílias juntam-se e preparam uma refeição especial com sete pratos cujos nomes começam com a letra “s”. Destes pratos o mais importante é o “sumalak” que se faz numa panela muito grande, juntando trigo novo, gordura, água e sete pedras pequeninas. Tudo deve ser mexido durante seis a oito horas sem parar e depois é para partilhar com toda a gente. É uma tradição muito bonita. Durante a noite ninguém dorme: as pessoas dançam, cantam, jogam e ficam felizes se chover.


Mas os familiares que já morreram também são lembrados. As pessoas visitam os cemitérios para recordar os membros da família desaparecidos. Nas aldeias, as actividades do festival incluem também lutas de galos, corridas de cavalos, saltar fogueiras, cantigas, danças populares, contar histórias, leitura de poesia, epopeias e rimas tradicionais.


Como preparativos para as celebrações de Navruz, as pessoas limpam as casas, compram roupa nova e oferecem flores aos amigos e familiares. Navruz é uma grande festa também para as crianças que visitam os vizinhos cantando e citando rimas tradicionais para receber pequenas prendas.


Navruz é uma ocasião para a amizade, a renovação e a alegria. É uma tradição mantida no meu país há séculos, intimamente ligada à sua cultura. Tenho muitas saudades de Navruz!

Sem comentários:

Enviar um comentário