Atualização 18/1/2021: Devido ao contexto de pandemia e por não estarem reunidas as melhores condições, o Concurso Nacional de Leitura - Fase Escolar/Municipal de Oliveira de Frades foi cancelado.
||| REGULAMENTO DO CONCURSO – Fase Escolar/Municipal |||
O Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), em articulação com a RTP, DGLB/Direção Geral do Livro e das Bibliotecas, a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e com a DGAE / DSEEPE promove a 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
Objetivo do Concurso
O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.
Público-alvo
- Alunos do 1º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
Condições de participação
- Para poderem participar no Concurso, os concorrentes comprometem-se a ler as obras selecionadas e submetem-se ao presente Regulamento e às decisões do Júri de cada Fase. No caso de serem selecionados para as Provas nas Comunidades Intermunicipais/Associações de Municípios e Final Nacional, os candidatos menores de 16 anos não poderão participar sem a autorização expressa dos pais ou encarregados de educação.
Categorização dos concorrentes
- Os concorrentes serão repartidos em três categorias: 1º ciclo (4º ano), 3º ciclo e ensino secundário.
- As inscrições deverão ser efetuadas nas Bibliotecas Escolares, até ao dia 17 de dezembro de 2021.
- A leitura das obras escolhidas decorre até ao dia anterior à realização da prova.
- As provas de seleção terão uma modalidade escrita e uma modalidade oral. A prova escrita poderá ser feita em ambiente digital, em local a designar.
- As provas escritas realizar-se-ão, no 1º ciclo, até ao dia 29 de janeiro, na sala de aula; nas restantes categorias, realizar-se-ão no dia 3 de fevereiro, às 10:30h.
- Os resultados das provas escritas serão afixados no dia 8 de fevereiro, nas Bibliotecas Escolares. •
- Os cinco melhores classificados de cada categoria serão admitidos à prova oral.
- A prova oral realizar-se-á às 14:00h do dia 10 de fevereiro, em modalidade/local a designar, tendo em conta o plano de contingência para a prevenção de contágio por COVID-19.
- Ynari: a menina de cinco tranças, de Ondjaki.
- Sexta-Feira ou a Vida Selvagem, de Michel Tournier.
- As Pequenas Memórias, de José Saramago.
Provas
- A prova escrita será constituída por um questionário com 20 questões de escolha múltipla e uma questão de resposta aberta.
- A prova oral será uma prova pública e constará da leitura expressiva de um poema, previamente selecionado pelo Júri e da resposta a uma questão relacionada com o livro selecionado.
- A cada participante será atribuído aleatoriamente um poema e o mesmo procederá à sua leitura expressiva, em voz alta, tendo a liberdade de o ler com recurso ao papel, ou dizê-lo sem suporte (memorizado), não havendo penalização na avaliação em qualquer que seja a sua escolha.
- O conjunto de 5 poemas a sortear, em cada categoria, será do conhecimento prévio dos alunos e professores.
- A cada concorrente será feita, também aleatoriamente, uma entre 5 questões formuladas pelo júri para cada categoria.
- Cada um dos Membros do Júri pontuará as prestações dos concorrentes tendo em conta os seguintes critérios de expressividade: articulação, tom e colocação de voz, entoação e fluência.
- A pontuação final de cada candidato resultará do somatório das pontuações obtidas na prova escrita e na prova oral.
- Se ocorrer empate entre finalistas, o vencedor será o aluno que obteve mais pontuação na prova escrita.
- Serão apurados para a Fase Intermunicipal os 3 (três) concorrentes mais pontuados em cada categoria.
Sem comentários:
Enviar um comentário