terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dia Internacional da Língua Materna



«A diversidade das línguas do mundo está pelo menos tão ameaçada como a das espécies animais e vegetais.»

O Atlas das Línguas - a origem e a evolução das línguas no mundo




Na imensa “aldeia global” que é hoje o nosso planeta, criamos todos os dias palavras novas enquanto, quase ao mesmo ritmo, há línguas moribundas e outras mesmo a extinguir-se. É todo um património linguístico e cultural que se perde e a capacidade de comunicação humana que se reduz.

Na verdade, não sendo o ser humano o único animal possuidor de linguagem, só este é detentor do poder da palavra. Escrita, falada, pensada … a palavra é, por isso, um valor inestimável ou não fosse com/por palavras que se faz algo de que gosto particularmente: livros.

Falo-vos, então, de um que folheio com frequência: “MIS PRIMERAS 80.000 PALABRAS”.

Resulta esta obra (editada em Espanha) de uma ideia simples de génio: pedir a artistas de diferentes países que escolhessem e ilustrassem a sua palavra preferida de qualquer língua. O resultado é surpreendente em diversidade, humor, sensibilidade e originalidade. E, sem espanto, nele encontramos palavras da língua portuguesa.

Segui o mote e pedi aos meus alunos do 10º ano que fizessem o mesmo, indicando a sua palavra favorita a que deviam juntar uma representação gráfica dos pensamentos e sensações que a mesma lhes suscitava, sem deixarem de justificar a escolha. Eis o resultado.

Neste Dia Internacional da Língua Materna, espero que o apreciem tanto como eu, até porque, segundo autor anónimo, citado precisamente no dicionário de que vos falo:

“Só existem as coisas que nomeamos.

O mundo está cheio de palavras.

Se aspiramos a criar um mundo melhor,

Porque não usar as melhores palavras?”



21/02/2011 A Professora: Dulce Martinho

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A cidade depois [ebook]

PAIXÃO, Pedro

A cidade depois: 13 textos escritos em Nova Iorque depois de 11 de Setembro e um poema de Walt Whitman / Pedro Paixão. - Documento electrónico

CDU 821.134.3-4

Literatura -- Literatura portuguesa

Download


A nação onde foi instaurada a mais antiga democracia dos tempos modernos. Os Estados Unidos da América são a continuação da Europa que salvaram do nazismo e do fascismo que a liquidavam. São o ramo mais poderoso do Ocidente que tem por raízes o cristianismo (e o judaísmo donde este nasceu), a Grécia e Roma. Os Estados Unidos da América são um baluarte da nossa civilização que tem conseguido, melhor ou pior, manter viva e produtiva a mais árdua das contradições: a fé e a liberdade. A civilização na qual me reconheço, com um misto indissolúvel de admiração e orgulho, mas também de culpa e pesar pela
violência inerente à História. A civilização que consegue reconhecer a sua fragilidade num mundo que o enigma habita para sempre, aliada a uma inabalável confiança nas possibilidades do humano, porque acredita que o humano em em si uma parte divina. É à manutenção da aliança entre a fé e a liberdade que se deve chamar coragem.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ebooks gratuitos

A Sibila, de Agustina Bessa-Luís

Os Maias, de Eça de Queirós

As Minas de Salomão, de Rider Haggard


Dispersão – 12 poesias por Mário de Sá-Carneiro

História Geral da África
O Processo, de Franz Kafka

Aplicações para ebooks

Adobe Digital Editions


Software da Adobe para leitura de ebooks.
adobe.com


Aldiko – Google Android Reader


Aplicação para Android que permite a leitura de ebooks em formato ePub não protegido.
Aldiko.com


Azardi


Software de leitura de ebooks em formato ePub não protegido.
infogridpacific.com

Book Glutton: The Unbound Reader


Plataforma social de leitura que permite a leitura de  livros em formato ePub sem protecção.
BookGlutton.com

Bookworm Online ePub eBook Reader


Plataforma on-line para leitura de ebooks em formato ePub.
bookworm.oreilly.com


Calibre – eBook Management


Software de leitura e catalogação de ebooks que permite simultaneamente a conversão em formato ePub de livros em diferentes tipos de ficheiros.
calibre-ebook.com


EPUB Reader


o EPUB Reader é um add-on para o navegador Firefox que permite ler ebooks em formato ePub no próprio browser, sem ser necessário instalar qualquer software adicional.
EPUB Reader


FBReader


Software Opensource de leitura de ebooks para sistemas Windows/Linux. Também corre em telemóveis Android.
fbReader.org


ibisReader


Aplicação para PC e smartphone permite ler livros em formato ePub sem protecção.
ibisReader.com


Kindle Reader


Para ler os livros comprados na Amazon, numa aplicação para PC.
http://amzn.to/e3sOxi


Kobo Reader


Disponível para iPad/iPhone/iPod Touch e agora também numa versão para PC, para ler livros em formato ePub.
http://www.kobobooks.com/desktops


Stanza


Disponível para Windows, iPad, iPod touch e iPhone, permite o download e partilha de milhares de livros.



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

As viagens de Gulliver

SWIFT, Jonathan, 1667-1745

As viagens de Gulliver / Joanathan Swift ; trad. Maria Francisca Ferreira de Lima. - 3ª ed. - Mem Martins : Europa-América, 2004. - 271, [8] p. 18 cm. - (Livros de bolso : Grandes obras ; 87). - Plano nacional de Leitura: leitura orientada na sala de aula para o 6º ano. - Tít. orig.: Gulliver's travels

ISBN 972-1-02354-X

Literatura--Romance

CDU 821.111(417)-311.3

82-93 SWI VIA (EB23/SOF) - 11471
82-93 SWI VIA (EB23/SOF) - 11527




Jonathan Swift é um dos mestres incontestados da prosa inglesa. Nascido em Dublin, em 1667, fez estudo de Teologia no Trinity College e seguiu carreira eclesiástica no clero da Igreja Reformada. Dotado de grande sagacidade política, socorreu muitas vezes com os seus conselhos o rei Guilherme III.
Veio a morrer, na cidade em que nascera, em 1745. Nas letras, iniciou a sua actividade como poeta escrevendo algumas odes.
Foi, no entanto, como polemista e escritor satírico que o seu nome se imortalizou. Além de outras obras de menor interesse (The Battle of the Books e The Draper’s Letters), deixou-nos The Tale of a Tub, em que, sem ridicularizar a religião, que aliás servia, ataca «a profunda corrupção da religião e do ensino». A sua obra-prima foi, sem dúvida, As Viagens de Gulliver, terrível sátira não só contra a sociedade inglesa do seu tempo mas contra todo o mundo civilizado em geral. A violência e a aspereza da sua crítica são reforçadas por um estilo directo, simples e de notável vivacidade.



Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de português do 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de dificuldade I.

A inaudita guerra da avenida Gago Coutinho

CARVALHO, Mário de, 1944-

A inaudita guerra da avenida Gago Coutinho e outras histórias / Mario de Carvalho. - 9ª ed. - Lisboa : Caminho, 2008. - 89, [7] p.; 21 cm. - (O campo da palavra)

ISBN 972-21-0775-5

Literatura Portuguesa--Conto

CDU 821.134.3-34"19"

821.134.3 CAR INA (EB23SOF) - 12852





O grande Homero às vezes dormitava, garante Horácio. Outros poetas dão-se a uma sesta, de vez em quando, com prejuízo da toada e da eloquência do discurso. Mas, infelizmente, não são apenas os poetas que se deixam dormitar. Os deuses também.
Assim aconteceu uma vez a Clio, musa da História que, enfadada da imensa tapeçaria milenária a seu cargo, repleta de cores cinzentas e coberta de desenhos redundantes e monótonos, deixou descair a cabeça loura e adormeceu por instantes, enquanto os dedos por inércia continuavam a trama. Logo se enlearam dois fios e no desenho se empolou um nó, destoante da lisura do tecido. Amalgamaram-se então as datas de 4 de Junho de 1148 e de 29 de Setembro de 1984.
Os automobilistas que nessa manhã de Setembro entravam em Lisboa pela Avenida Gago Coutinho, direitos ao Areeiro, começaram por apanhar um grande susto, e, por instantes, foi, em toda aquela área, um estridente rumor de motores desmultiplicados, travões aplicados a fundo, e uma sarabanda de buzinas ensurdecedora. Tudo isto de mistura com retinir de metais, relinchos de cavalos e imprecações guturais em alta grita.
É que, nessa ocasião mesma, a tropa do almóada Ibn-el-Muftar, composta de berberes, azenegues e árabes em número para cima de dez mil vinha sorrateira pelo valado, quase à beira do esteiro de rio que ali então desembocava, com o propósito de pôr cerco às muralhas de Lixbuna, um ano atrás assediada e tomada por ordas de nazarenos odiosos.




Obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura
8º ano
Grau de dificuldade III
Leitura orientada em sala de aula

À descoberta… na Biblioteca!

Com o intuito de explorar todos os recursos que uma Biblioteca pode oferecer, a turma EFA B2 foi a protagonista de uma espécie de peddy-paper proposto pela professora Sandra Machado, na aula de Linguagem e Comunicação do dia 2 de Fevereiro, terça-feira.



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Como procurar emprego


COMO PROCURAR EMPREGO

Como procurar emprego : guia prático / concep. e elab. Antonieta Ribeiro... [et al.]. - 7ª ed., actualiz. - [Lisboa] : Inst. do Emprego e Formação Profissional,, 2005. - 70, [2] p. : il. 21 cm

ISBN 972-732-902-0

Emprego--Procura--[Manuais]

CDU 331.5(035)

33 ANT COM (EB23SOF) - 12874







Sumário:
  • À procura de emprego
  • Anúncios de emprego
  • Cartas de apresentação e candidatura
  • Candidatura espontânea
  • Currículos
  • Entrevista de emprego

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cine@stas digitais

Cartaz 2010/11

V Edição do Concurso Cineastas Digitais

Caros alunos, professores e escolas. Temos o prazer de anunciar o lançamento da IV edição do concurso Cineastas Digitais, relativa ao ano lectivo de 2010/2011.

Contamos, uma vez mais, com a participação activa e criativa de todos, no seguimento, aliás, daquilo que tem sido a qualidade das centenas de filmes reunidos nas três edições anteriores.

Este ano temos uma novidade, no sentido de corresponder aos anseios e às sugestões das equipas participantes, foi criada uma nova categoria que permite o envio de filmes de maior duração e resolução.


Desse modo as equipas participantes deverão optar por duas categorias.



  • Categoria A - “VídeoCurtas”

Vídeos de curta duração baseadas em situações do quotidiano das escolas com a duração máxima de 3 min e 10 MB.


  • Categoria B: “VídeoNarrativas”

Filmes com temáticas de escolha livre (a título meramente sugestivo, podem ser criados ou recriados vídeos a partir: de situações imaginárias, do conteúdo de uma obra literária, de uma letra ou de uma canção, etc…) com a duração de entre 3 a 6 min e 50MB.


Cria a tua equipa , escolhe um professor orientador, regista o "login", realizem um filme e envia-o para este portal. A data final para submissão de filmes é 30 de Junho de 2011

Grande ©

Homepage

O Grande © está de volta com a 2ª edição, desafiando professores e alunos a serem criadores. Promovido pela Associação para a Gestão da Cópia Privada (AGECOP), com o apoio dos ministérios da Cultura e da Educação, designadamente a DGIDC e a RBE, o Grande C tem como principal objectivo contribuir para a sensibilização e literacia do público mais jovem em relação ao Direito de Autor e Direitos Conexos, através da criação de obras originais.

Para demonstrar que as obras resultam de uma combinação de talento com muito trabalho e que a criatividade tem de ser valorizada e protegida, o Grande © desafia os jovens a verem o outro lado da produção das obras e a experimentarem ser criadores. Através de uma abordagem pedagógica e prática, alunos e professores são convidados a criar as suas próprias obras originais concorrendo a uma ou várias categorias a concurso: música, letra, design de capa, vídeo, escrita criativa, fotografia e media.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A BORBOLETA AZUL





















A borboleta azul [Registo vídeo] / Léa Pool. - Cruz Quebrada : LNK, 2004. - 1 disco óptico (DVD) (93 min.) : Color.; son. - Língua original: Inglês (Dolby Digital 5.1). - Legendado em português. - Tít. orig.: The blue butterfly. - Elenco: William Hurt, Pascal Bussièrs, Marc Donato. - Contém: Selecção por capítulos. - Maiores de 12 anos. - Requisitos do sistema: DVD 5; PAL Zona 2; Formato 2.35:1; Écran 16:9 adaptado p/ todos os tipos

Ficção--Drama

FIAF 733

733 BOR (EB23SOF) - 12172


Baseado em factos verídicos, A BORBOLETA AZUL conta a história de Pete, um rapazinho de dez anos com uma doença terminal e a quem já só restam uns meses de vida. O seu último desejo era capturar a borboleta mais linda da Terra: a mítica e fugidia Mariposa Azul, que só existe nas florestas virgens da América Central e do Sul. Determinada em realizar o sonho do filho, Teresa Carlton, a mãe solteira do garoto, convence muito a custo Alan Osborne, um famoso entomólogo e o herói de Pete, a levá-los à floresta em busca da borboleta. A aventura que empreendem irá revelar-se uma lição ímpar, de coragem e redenção, de poder e de perdão, pondo a nú a fragilidade da vida e a força do amor.