sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Bookmark Exchange Project 2025


No âmbito da celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), foram desenvolvidos trabalhos práticos no âmbito da disciplina de Educação Visual, com o objetivo de explorar técnicas de impressão artística, nomeadamente a impressão em linóleo (linogravura), articulando a prática artística com o conhecimento do património histórico e cultural português. Como referência visual e conceptual, foram utilizadas as pinturas pré-históricas associadas ao dólmen de Antelas, localizado no concelho de Oliveira de Frades, valorizando a arte rupestre enquanto forma primitiva de expressão visual. 


Estes trabalhos surgem como forma de participação no Bookmark Exchange Project (Projeto de Troca de Marcadores de Livros), uma iniciativa organizada anualmente pela International Association of School Librarianship (IASL), integrada nas comemorações do MIBE, que ocorre todos os anos em outubro, e visa ligar escolas de diferentes partes do mundo através de um gesto simples: a troca de marcadores de livros feitos à mão pelos próprios alunos. 

Numa fase inicial, realizou-se uma breve pesquisa sobre a Pré-História e sobre as pinturas existentes no dólmen de Antelas. Foram analisados os motivos representados, como figuras geométricas, formas antropomórficas e símbolos abstratos, bem como as suas características formais: traço simples, repetição de padrões, ausência de perspetiva e forte carga simbólica. Esta análise serviu de base para a criação dos desenhos a aplicar no linóleo.

Sobre o Projeto: https://www.iasl-online.org/International-Bookmark-Exchange-Project-2025 


quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Projeto Monitores da Biblioteca Escolar

A Biblioteca Escolar desenvolve anualmente um programa de formação de monitores. O aluno Monitor da Biblioteca Escolar tem como função colaborar voluntariamente com os professores e assistentes da biblioteca na organização de atividades relacionadas com a leitura e no apoio a outros alunos utilizadores, em tempos livres por si disponibilizados. 


sexta-feira, 31 de outubro de 2025

MIBE: Visitas das turmas do 5ºano à Biblioteca

 As visitas das turmas do 5º ano à biblioteca incluíram uma pequena sessão de leitura, a partir do livro "Dias felizes de uma nódoa teimosa", de Isabel Zambujal, com ilustrações de Sebastião Peixoto.







Explorando o tema do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias, o professor bibliotecário dialogou com os alunos sobre o que conhecem sobre inteligência artificial, as suas potencialidades e limitações. Apresentou o exemplo de  uma história, escrita e ilustrada com recurso ao ChatGPT, a "História da cereja Ritinha e da nódoa teimosa", estabelecendo comparações com a história lida anteriormente, avaliando o seu interesse e questionando se, no futuro, os escritores tal como os conhecemos poderão desaparecer.



A História da Cereja Ritinha e da Nódoa Teimosa


Na pitoresca Vila das Frutas Felizes, havia um pomar onde todas as cerejas cantavam o hino da alegria mal acordavam com o sol da manhã. Entre elas, destacava-se a Ritinha, uma cereja peculiar. A Ritinha não era a mais vermelha nem a maior; era a mais curiosa. Ela adorava observar o mundo lá em baixo, para lá dos ramos da cerejeira.

O seu sonho era viajar e ver o que se passava fora do pomar.

Um dia, a oportunidade surgiu. A D. Conceição, a dona da quinta, apanhou a Ritinha e colocou-a no bolso do seu avental branco imaculado. A Ritinha ficou radiante!

Enquanto a D. Conceição se dobrava para apanhar mais vegetais na horta, a Ritinha escorregou do bolso e aterrou com um plop suave no avental. O impacto fez com que o seu sumo se libertasse, criando imediatamente uma mancha no tecido branco.

Essa mancha ganhou vida própria e chamava-se Nódoa Teimosa.

A Nódoa Teimosa era, como o nome indica, extremamente teimosa e muito orgulhosa.

"Ora, ora, que belo local encontrei!", exclamou a Nódoa Teimosa, expandindo-se ligeiramente. "Finalmente um lugar de destaque! Ninguém vai conseguir tirar-me daqui!"

A D. Conceição notou a mancha e ficou horrorizada. Aquele era o seu avental preferido!

"Ah, sua teimosa! Vais já sair!", disse a D. Conceição, pegando num pano e esfregando com força.

Mas a Nódoa Teimosa não se moveu um milímetro. Apenas ficou um pouco mais pálida nas extremidades.

A Ritinha, que tinha rolado para a bainha do avental, sentiu-se culpada. Tinha sido a sua busca por aventura que criara aquele problema.



"Nódoa Teimosa", chamou a Ritinha, "acho que devias ir embora. A D. Conceição está zangada e este avental precisa de estar limpo."

"Ir embora?", respondeu a Nódoa Teimosa com desdém. "Eu sou uma mancha de prestígio, feita de sumo de cereja do melhor. Não saio daqui. Sou a atração principal agora!"

A Ritinha percebeu que a força não ia funcionar. Precisava de ser inteligente.

Ela lembrou-se de ter ouvido a D. Conceição falar sobre "truques caseiros" para remover nódoas. A palavra "limão" fez-lhe um tilintar na memória.

"Nódoa", disse Ritinha, "Tu és corajosa e forte, mas duvido que sejas mais forte do que a mistura secreta da D. Conceição. Dizem que é mágica e faz qualquer nódoa desaparecer num instante."

A Nódoa Teimosa, orgulhosa como era, não gostou de ouvir aquilo. "Mágica? Que disparate! Eu resisto a tudo!"

A Ritinha continuou a picar o orgulho da nódoa, até que a Nódoa Teimosa, num acesso de raiva, desafiou: "Tudo bem! Tragam a vossa 'mágica'! Eu fico aqui!"

A D. Conceição, que tinha ouvido a conversa (embora pensasse que estava a ficar louca a falar com frutas), foi buscar meio limão e esfregou-o na mancha.

O ácido cítrico fez a Nódoa Teimosa gritar: "Ai, que formigueiro! Que ardor! Afinal não sou assim tão teimosa!"

A Nódoa Teimosa começou a desvanecer-se rapidamente, perdendo a sua cor vermelha intensa e transformando-se num rosa muito claro.

A D. Conceição lavou o avental e a nódoa desapareceu para sempre.

A Ritinha, satisfeita por ter resolvido o problema, acabou por ser comida pela D. Conceição, cumprindo o seu destino com alegria. A aventura tinha terminado, mas a Ritinha ensinou à Nódoa Teimosa que a teimosia nem sempre compensa e que, por vezes, é melhor saber quando é a altura de desaparecer graciosamente.



terça-feira, 21 de outubro de 2025

Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2025

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, iniciativa da IASL (International Association of School Librarianship).
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2025, dia 27/10.
O mote para este ano já está lançado:

Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias

No nosso Agrupamento e tal como tem sucedido em anos anteriores, é durante este mês que são organizadas visitas das turmas à Biblioteca, com especial atenção aos novos utilizadores: os alunos do 1º ano, na Escola Básica de Oliveira de Frades e os alunos do 5º ano, na Escola Sede.
Nessas visitas, os alunos serão recebidos pelos professores bibliotecários e convidados a participar numa sessão de apresentação e de boas vindas, onde receberão informação sobre a forma como o espaço das bibliotecas está organizado, os recursos e serviços disponíveis e as suas regras de funcionamento. O programa das visitas inclui a realização de um curta atividade de animação da leitura, dentro da temática "o futuro da histórias". Pretende-se, em suma, formar novos utilizadores e colaboradores, aproximando e fidelizado os alunos, incentivando-os a frequentar e a utilizar de um espaço e um serviço que se constitui como recurso vital no funcionamento da escola.
Para ajudar a refletir sobre a temática proposta, a Rede de Bibliotecas Escolares sugere atividades para os diferentes níveis de ensino.

1º Ciclo

Histórias: com ou sem IA?

Apreciação de histórias existentes na biblioteca e comparação com outras criadas por IA sobre o mesmo tema. Manifestação de preferências. 

2º Ciclo

O futuro das histórias

Apreciação de histórias existentes na biblioteca e comparação com outras criadas por IA sobre o mesmo tema. Manifestação de preferências.

3º Ciclo

A IA também pode ser escritora?

Reflexão sobre a escrita literária e a escrita gerada por IA.

Ensino Secundário
Reflexão sobre a originalidade, a literatura e a arte na era da IA.

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Crescer com a leitura: à descoberta descoberta de Camões

Nos dias 12 e 13 de junho foi feito o diagnóstico de fluência leitora dos alunos do 2º ano do Agrupamento.
O diagnóstico foi realizado individualmente, pelos docentes titulares de turma, e a biblioteca escolar foi chamada a colaborar no processo, organizando e implementando em simultâneo atividades de leitura com os respetivos grupos-turma. 

A atividade de suporte, selecionada entre as sugestões da Rede de Bibliotecas Escolares, foi À descoberta de Camões






quarta-feira, 11 de junho de 2025

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Palavras e frases com a Tabela Periódica

No âmbito da disciplina de Físico-Química, foi lançado um desafio aos alunos de todas as turmas do 9ºano: "Haverá possibilidade de criar pequenas palavras e/ou frases utilizando os símbolos químicos dos elementos da Tabela Periódica?" Os alunos inspiraram-se e surgiram trabalhos com alguma originalidade. Estão todos de parabéns!!  || A professora: Carmo Rodrigues (grupo 510)



quarta-feira, 21 de maio de 2025

Exposição: "Hortas Urbanas"

Até ao dia 6 de junho, estará patente no auditório da Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades, a exposição Hortas Urbanas, da Associação Sem Adubos.

O projeto Sem Adubos é promovido pela Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades e insere-se no programa Bairros Saudáveis. Tem procurado desenvolver a atividade comunitária nos bairros da Devesa e Remolha, envolvendo os seus habitantes mais velhos e as suas práticas agrícolas, saudáveis, que ainda subsistem e que devem ser estimuladas, desenvolvidas e pedagogicamente partilhadas com as mais novas gerações.

A exposição dá a conhecer o registo fotográfico e documental de hortas comunitárias em ambiente urbano, através da lente de José Figueirinhas.





 


segunda-feira, 19 de maio de 2025

Comemorar Camões

No âmbito das comemorações dos 500 Anos do Nascimento de Luís de Camões, as professoras de Português e de Educação Visual, do sétimo ano, desenvolveram um projeto interdisciplinar (no domínio de articulação curricular) a partir de alguns episódios da epopeia Os Lusíadas, nomeadamente, «Inês de Castro», «Consílio dos Deuses» e «Adamastor» e ainda da lírica camoniana, com os temas «Desconcerto do mundo», «Reflexões do poeta» e «Amor». Assim, os alunos construíram fantoches representativos das diferentes abordagens à obra do escritor.
Enquanto celebramos Luís de Camões, lembramos o talento e a dedicação dos nossos alunos, o compromisso coletivo com a educação e as artes. O incentivo e o envolvimento nestas áreas são fundamentais para o sucesso. Foi emocionante testemunhar o crescimento e o progresso de cada um, ao longo desta jornada. A exposição presente na biblioteca da Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades é o culminar de um período de aprendizagem, de momentos de criatividade e liberdade de expressão. A fusão entre a recriação de repertórios e a cocriação permite aliar ao domínio técnico-artístico uma experiência enriquecedora e inovadora. 
O objetivo de valorizar o conhecimento da comunidade escolar e de a entusiasmar para estas práticas é uma verdade. Juntem-se a nós! 
Que estes dias sejam repletos de alegria e orgulho para todos.







sexta-feira, 9 de maio de 2025

Palestra "Materiais para aeronáutica e setor automóvel"


No âmbito do programa Cientificamente Provável, realizou-se no dia 7 de maio, no auditório da Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades, uma palestra para alunos do ensino secundário e profissional com o tema "Materiais para aeronáutica e setor automóvel". O professor convidado, Vítor Sencadas, é doutorado em Física e é investigador e professor auxiliar no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro. 

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Declamação: "Aquela cativo que me tem cativo"

 

Ouça "Aquela cativa que me tem cativo" no Spreaker.

Declamação do poema "Aquela cativa que me tem cativo", de Luís de Camões, por Matilde e Leonor, do 10º B.

domingo, 4 de maio de 2025

Luciana Rodrigues vence na edição de março do "Isto também é comigo!"

A aluna Luciana Rodrigues, do 11ºC, venceu a edição do mês de março da iniciativa "Isto também é comigo!" - Público na Escola
A participação nesta atividade, para alunos do ensino secundário, tem o apoio da biblioteca escolar e está a ser desenvolvida, no nosso agrupamento, em parceria com as disciplinas de Português e de Filosofia. 
No mês de março foram submetidos a concurso vários textos de alunos do 11º ano, elaborados no âmbito da disciplina de Português, e a Luciana Rodrigues é a autora do texto selecionado relativo à edição do mês de março. Muitos parabéns!

quarta-feira, 30 de abril de 2025

[SL2025] Leituras na Rádio Escola

 Estão disponíveis no podcast Leituras AEOF os registos áudio de leituras de poemas pelos alunos do 5º e 6º anos, no âmbito da disciplina de Português, preparados para emissão na Rádio Escola no decorrer da Semana da Leitura.

quarta-feira, 9 de abril de 2025

[SL2025] Final do Concurso Concelhio de Leitura

No dia 3 de abril realizou-se, na Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades, a fase final do Concurso Concelhio de Leitura 2025, onde foram apurados os alunos vencedores no 1º, 2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades. Este evento, aberto à comunidade educativa, contou com a presença de Elisa Ferreira, vereadora da Câmara Municipal e de Edite Tavares, adjunta do diretor do Agrupamento.
Sagraram-se vencedores no 1º ciclo: Carminho Silva (1º lugar), Isis Alencar (2º lugar), Diogo Ferreira (3º lugar), Maria Catarina Ferreira e Maria Valentina dos Santos (4º lugar); no 2º Ciclo: Carlota Jeremias (1º lugar), Ana Rita Correia (2º lugar), Lourenço Ferreira (3º lugar), Maria Inês Tavares (4º lugar); no 3º Ciclo: Laura Fontes (1º lugar), Luísa Matos (2º lugar), Mariana Simões (3º lugar); no Ensino Secundário:  Matilde Silva (1º lugar), Mara Martins (2º lugar), Leonor Ferreira (3º lugar) e Daniela Pereira (4º lugar).
O Júri deste concurso foi constituído por Filipe Soares (Técnico Superior do Município de Oliveira de Frades), João Aparício (Professor Bibliotecário do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades) e Paixão Pinto (Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares).
Esta iniciativa teve como objetivos estimular o gosto e o prazer da leitura, melhorar o domínio da língua portuguesa e desenvolver a compreensão leitora e os hábitos de leitura. Este ano, a celebração dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões foi o tema transversal que orientou as escolhas das obras para leitura autónoma nas diferentes categorias.













No passado dia 3 de abril, participámos na fase final do Concurso Concelhio de Leitura. A atividade decorreu na Biblioteca Municipal e reuniu alunos de todos os níveis de ensino. Durante esta fase, cada participante teve a oportunidade de apresentar uma das suas obras favoritas, explicar o porquê da sua escolha e ler um excerto.
Enquanto alunas mais velhas em competição, consideramos que foi bastante interessante e enriquecedor ver alunos de várias idades, desde o ensino básico até ao secundário, reunidos com o mesmo objetivo: celebrar a leitura.
Independentemente dos resultados, acreditamos que todos tiveram algo a ganhar com a experiência. Com a nossa participação, conseguimos perceber que a leitura pode, de facto, unir pessoas e abrir portas para novos mundos - mundos de imaginação, conhecimento e partilha.
Admitimos que nos dias de hoje, com o mundo digital que nos rodeia, pode ser difícil encontrar a disposição e a concentração necessárias para nos sentarmos a sós e apreciar uma boa leitura. Por este facto, foi importantíssimo sentirmos que os alunos mais novos utilizaram o seu tempo desta maneira, cultivando o hábito da leitura e demonstrando o seu entusiasmo por ela.
De um modo geral, achamos que o concurso é uma forma excelente de promover e motivar os mais jovens a ler, ajudando-nos ainda a desenvolver outras competências fundamentais para o nosso futuro académico e profissional, ligadas com a comunicação, expressão oral e pensamento crítico.
Em conclusão, esperamos que esta iniciativa continue a existir e a inspirar cada vez mais alunos a descobrir o prazer de ler.

Mara e Daniela, 12º C

terça-feira, 8 de abril de 2025

[SL2025] Visita da escritora Sandra Lima

 Os alunos do 7º ano da Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades receberam, no dia 2 de abril, a vista da escritora Sandra Lima,  para a apresentação da sua obra Diário de uma Marioneta e outros Contos com Fantoches. As sessões decorreram no auditório da Biblioteca Escolar e contaram com a presença de Elizabeth Leite, ilustradora do livro e professora de Educação Visual. A participação no evento, que incluiu momentos musicais e uma mensagem de apresentação da autora, foi organizada no âmbito da disciplina de Português.