Páginas

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Crescer com a leitura: à descoberta descoberta de Camões

Nos dias 12 e 13 de junho foi feito o diagnóstico de fluência leitora dos alunos do 2º ano do Agrupamento.
O diagnóstico foi realizado individualmente, pelos docentes titulares de turma, e a biblioteca escolar foi chamada a colaborar no processo, organizando e implementando em simultâneo atividades de leitura com os respetivos grupos-turma. 

A atividade de suporte, selecionada entre as sugestões da Rede de Bibliotecas Escolares, foi À descoberta de Camões






sexta-feira, 6 de junho de 2025

Palavras e frases com a Tabela Periódica

No âmbito da disciplina de Físico-Química, foi lançado um desafio aos alunos de todas as turmas do 9ºano: "Haverá possibilidade de criar pequenas palavras e/ou frases utilizando os símbolos químicos dos elementos da Tabela Periódica?" Os alunos inspiraram-se e surgiram trabalhos com alguma originalidade. Estão todos de parabéns!!  || A professora: Carmo Rodrigues (grupo 510)



quarta-feira, 21 de maio de 2025

Exposição: "Hortas Urbanas"

Até ao dia 6 de junho, estará patente no auditório da Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades, a exposição Hortas Urbanas, da Associação Sem Adubos.

O projeto Sem Adubos é promovido pela Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades e insere-se no programa Bairros Saudáveis. Tem procurado desenvolver a atividade comunitária nos bairros da Devesa e Remolha, envolvendo os seus habitantes mais velhos e as suas práticas agrícolas, saudáveis, que ainda subsistem e que devem ser estimuladas, desenvolvidas e pedagogicamente partilhadas com as mais novas gerações.

A exposição dá a conhecer o registo fotográfico e documental de hortas comunitárias em ambiente urbano, através da lente de José Figueirinhas.





segunda-feira, 19 de maio de 2025

Comemorar Camões

No âmbito das comemorações dos 500 Anos do Nascimento de Luís de Camões, as professoras de Português e de Educação Visual, do sétimo ano, desenvolveram um projeto interdisciplinar (no domínio de articulação curricular) a partir de alguns episódios da epopeia Os Lusíadas, nomeadamente, «Inês de Castro», «Consílio dos Deuses» e «Adamastor» e ainda da lírica camoniana, com os temas «Desconcerto do mundo», «Reflexões do poeta» e «Amor». Assim, os alunos construíram fantoches representativos das diferentes abordagens à obra do escritor.
Enquanto celebramos Luís de Camões, lembramos o talento e a dedicação dos nossos alunos, o compromisso coletivo com a educação e as artes. O incentivo e o envolvimento nestas áreas são fundamentais para o sucesso. Foi emocionante testemunhar o crescimento e o progresso de cada um, ao longo desta jornada. A exposição presente na biblioteca da Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades é o culminar de um período de aprendizagem, de momentos de criatividade e liberdade de expressão. A fusão entre a recriação de repertórios e a cocriação permite aliar ao domínio técnico-artístico uma experiência enriquecedora e inovadora. 
O objetivo de valorizar o conhecimento da comunidade escolar e de a entusiasmar para estas práticas é uma verdade. Juntem-se a nós! 
Que estes dias sejam repletos de alegria e orgulho para todos.







sexta-feira, 9 de maio de 2025

Palestra "Materiais para aeronáutica e setor automóvel"


No âmbito do programa Cientificamente Provável, realizou-se no dia 7 de maio, no auditório da Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades, uma palestra para alunos do ensino secundário e profissional com o tema "Materiais para aeronáutica e setor automóvel". O professor convidado, Vítor Sencadas, é doutorado em Física e é investigador e professor auxiliar no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro. 

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Declamação: "Aquela cativo que me tem cativo"

 

Ouça "Aquela cativa que me tem cativo" no Spreaker.

Declamação do poema "Aquela cativa que me tem cativo", de Luís de Camões, por Matilde e Leonor, do 10º B.

domingo, 4 de maio de 2025

Luciana Rodrigues vence na edição de março do "Isto também é comigo!"

A aluna Luciana Rodrigues, do 11ºC, venceu a edição do mês de março da iniciativa "Isto também é comigo!" - Público na Escola
A participação nesta atividade, para alunos do ensino secundário, tem o apoio da biblioteca escolar e está a ser desenvolvida, no nosso agrupamento, em parceria com as disciplinas de Português e de Filosofia. 
No mês de março foram submetidos a concurso vários textos de alunos do 11º ano, elaborados no âmbito da disciplina de Português, e a Luciana Rodrigues é a autora do texto selecionado relativo à edição do mês de março. Muitos parabéns!

quarta-feira, 30 de abril de 2025

[SL2025] Leituras na Rádio Escola

 Estão disponíveis no podcast Leituras AEOF os registos áudio de leituras de poemas pelos alunos do 5º e 6º anos, no âmbito da disciplina de Português, preparados para emissão na Rádio Escola no decorrer da Semana da Leitura.

quarta-feira, 9 de abril de 2025

[SL2025] Final do Concurso Concelhio de Leitura

No dia 3 de abril realizou-se, na Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades, a fase final do Concurso Concelhio de Leitura 2025, onde foram apurados os alunos vencedores no 1º, 2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades. Este evento, aberto à comunidade educativa, contou com a presença de Elisa Ferreira, vereadora da Câmara Municipal e de Edite Tavares, adjunta do diretor do Agrupamento.
Sagraram-se vencedores no 1º ciclo: Carminho Silva (1º lugar), Isis Alencar (2º lugar), Diogo Ferreira (3º lugar), Maria Catarina Ferreira e Maria Valentina dos Santos (4º lugar); no 2º Ciclo: Carlota Jeremias (1º lugar), Ana Rita Correia (2º lugar), Lourenço Ferreira (3º lugar), Maria Inês Tavares (4º lugar); no 3º Ciclo: Laura Fontes (1º lugar), Luísa Matos (2º lugar), Mariana Simões (3º lugar); no Ensino Secundário:  Matilde Silva (1º lugar), Mara Martins (2º lugar), Leonor Ferreira (3º lugar) e Daniela Pereira (4º lugar).
O Júri deste concurso foi constituído por Filipe Soares (Técnico Superior do Município de Oliveira de Frades), João Aparício (Professor Bibliotecário do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades) e Paixão Pinto (Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares).
Esta iniciativa teve como objetivos estimular o gosto e o prazer da leitura, melhorar o domínio da língua portuguesa e desenvolver a compreensão leitora e os hábitos de leitura. Este ano, a celebração dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões foi o tema transversal que orientou as escolhas das obras para leitura autónoma nas diferentes categorias.













No passado dia 3 de abril, participámos na fase final do Concurso Concelhio de Leitura. A atividade decorreu na Biblioteca Municipal e reuniu alunos de todos os níveis de ensino. Durante esta fase, cada participante teve a oportunidade de apresentar uma das suas obras favoritas, explicar o porquê da sua escolha e ler um excerto.
Enquanto alunas mais velhas em competição, consideramos que foi bastante interessante e enriquecedor ver alunos de várias idades, desde o ensino básico até ao secundário, reunidos com o mesmo objetivo: celebrar a leitura.
Independentemente dos resultados, acreditamos que todos tiveram algo a ganhar com a experiência. Com a nossa participação, conseguimos perceber que a leitura pode, de facto, unir pessoas e abrir portas para novos mundos - mundos de imaginação, conhecimento e partilha.
Admitimos que nos dias de hoje, com o mundo digital que nos rodeia, pode ser difícil encontrar a disposição e a concentração necessárias para nos sentarmos a sós e apreciar uma boa leitura. Por este facto, foi importantíssimo sentirmos que os alunos mais novos utilizaram o seu tempo desta maneira, cultivando o hábito da leitura e demonstrando o seu entusiasmo por ela.
De um modo geral, achamos que o concurso é uma forma excelente de promover e motivar os mais jovens a ler, ajudando-nos ainda a desenvolver outras competências fundamentais para o nosso futuro académico e profissional, ligadas com a comunicação, expressão oral e pensamento crítico.
Em conclusão, esperamos que esta iniciativa continue a existir e a inspirar cada vez mais alunos a descobrir o prazer de ler.

Mara e Daniela, 12º C

terça-feira, 8 de abril de 2025

[SL2025] Visita da escritora Sandra Lima

 Os alunos do 7º ano da Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades receberam, no dia 2 de abril, a vista da escritora Sandra Lima,  para a apresentação da sua obra Diário de uma Marioneta e outros Contos com Fantoches. As sessões decorreram no auditório da Biblioteca Escolar e contaram com a presença de Elizabeth Leite, ilustradora do livro e professora de Educação Visual. A participação no evento, que incluiu momentos musicais e uma mensagem de apresentação da autora, foi organizada no âmbito da disciplina de Português.













segunda-feira, 7 de abril de 2025

[SL2025] Estendal de Poesia

 


Atividade interdisciplinar de Português, E.V., E.T. e E.M. - 5º ano.

segunda-feira, 31 de março de 2025

Projeto "De ti, nada te negues..."

 A biblioteca escolar está a desenvolver o projeto De ti, nada te negues..., que visa reconhecer o talento e promover a inclusão e a criatividade dos alunos na área das expressões e das artes.

Durante o mês de março estiveram em exposição desenhos dos alunos Betariz Corrêa, Laura Santos, Preetpal Singh e Taksina Ashifa.

sexta-feira, 28 de março de 2025

Provas de seleção do Concurso Concelhio de Leitura

As provas de seleção do Concurso Concelhio de Leitura realizaram-se nos dias 24 de março (2º e 3º ciclos), 25 de março (ensino secundário) e 27 de março (1º ciclo, 4º ano). Estas provas selecionam os cinco melhores leitores em cada categoria, que ficam apurados para a fase final, a prova oral/ de palco a realizar no dia 3 de abril.







quinta-feira, 20 de março de 2025

[DIM2025] Matemática, arte e criatividade: o mosaico Einstein

No dia 14 de março, o Dia Internacional da Matemática foi assinalado na Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades através da apresentação de uma aplicação criativa da forma do mosaico Einstein. O mosaico Einstein" (do alemão "ein stein," ou "uma pedra"), descoberto em 2023, pode cobrir completamente uma superfície sem nunca gerar um padrão repetido – algo que ainda não tinha sido conseguido com uma única peça.

Partindo desta ideia de figura geométrica, os alunos do curso de Técnico de Programação e Informática, do 11º ano, foram desafiados a construir um puzzle com um conjunto de peças desta forma e a criar moldes, com recurso à impressão 3D. 

Os alunos do curso de Técnico de Cozinha e Pastelaria utilizaram esses mesmos moldes na confeção de biscoitos, formando pavimentações com o mesmo mosaico. 







O puzzle encontra-se disponível para os utilizadores da biblioteca escolar.