quarta-feira, 6 de março de 2019

Semana da Leitura AEOF

11 DE MARÇO

 

10.00h - No mundo da fantasia: à descoberta de histórias tradicionais | Escola Sede

As crianças e educadoras dos Jardins Infantis de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Pereiras realizam um desfile na escola sede do agrupamento subordinado ao tema “Histórias tradicionais”. Segue-se uma sessão no auditório da BE com o professor Carlos Cruchinho, que contará a história O burro com rabo de légua e meia, de Aquilino Ribeiro.

  12 DE MARÇO 

 

8.30h às 12.50h - Restaurante de leituras | Escola Sede
As turmas do quinto e sexto anos visitam o auditório da Biblioteca Escolar que funcionará como um restaurante de leituras onde os alunos podem deliciar-se com diferentes sabores de leitura. Momentos de partilha e de convívio em que a leitura e os livros fazem parte da “ementa”.

10:00h-10:30h - Concurso: Adivinha qual é a história | Centro Escolar
Desafio baseado nas histórias dos Contos Tradicionais. Aos vencedores será atribuído um prémio oferecido pela BE.

13 DE MARÇO 

 

8.30h - 12.50h - Restaurante de leituras | Escola Sede

 14 DE MARÇO 


9.00h - 12.00h - Encontro com a autora Maria do Céu Hernández | Escola Sede
Os alunos do 2.º ciclo têm encontro marcado na Biblioteca com a escritora Maria do Céu Hernández, autora do livro O voo da Libelinha.

10.00h - O reino da fantasia invade a Biblioteca | Centro Escolar
As crianças e educadoras do Jardim Infantil de Oliveira de Frades vão dar vida às personagens dos livros de Contos Tradicionais, participando num baile de máscaras organizado e dinamizado em parceria com a BE.

15 DE MARÇO 


10.00h - Encontro com a poesia | Escola Sede (átrio)
No âmbito do projeto interdisciplinar “Encontro com o outro”, alunos do 8.º ano declamam poemas em várias línguas, dentro da temática do multiculturalismo.

10.30h - Onde está Pessoa? | Escola Sede
No âmbito da disciplina de Português, os alunos da turma 12ºB promovem uma sessão na Biblioteca Escolar, celebrando o autor Fernando Pessoa.


11 a 15 DE MARÇO 

 

10.00 - 10.20h - Cobradores de leituras | Escola Sede
Um grupo de alunos circula pela escola representando o papel de “cobradores de leituras” junto da comunidade escolar.

12.00h-13.00h - Leituras animadas ao almoço | Centro Escolar (Refeitório)
Ao longo da semana, na hora do almoço, serão declamados poemas, provérbios, lengalengas e outros textos literários, pela comunidade educativa (professores, funcionárias e alunos).

13:15h-14:00h - Era Uma Vez…Leituras na BE | Centro Escolar (Biblioteca)
Os contadores, para além de docentes da equipa da BE, poderão ser pais, avós, ou membros convidados da comunidade educativa que, durante a semana, transportarão as crianças para outra dimensão, para um local encantado.

Exposição: “Pela boca morre o peixe - profissões e tradições” | Escola Sede (átrio de entrada da Biblioteca)
No âmbito de um projeto interdisciplinar das turmas do 5º ano, envolvendo as disciplinas de Português, Educação Visual e Educação Tecnológica, estarão em exposição trabalhos dos alunos de ilustração de peixes com provérbios e expressões idiomáticas sobre profissões antigas relacionadas com a região.

Feira do livro de autor | Escola Sede (Biblioteca)
Feira do livro com obras da escritora convidada Maria do Céu Hernández. Venda solidária do livro “Histórias da Ajudaris 2018”, que teve o contributo de alunos do agrupamento.

12 a 15 DE MARÇO

 

Projeto Biblioteca Com Vida | Jardim Infantil de Vila Chã
No dia 12 de março será inaugurado um espaço para a dinamização de atividades relacionadas com as histórias e a partir das quais as crianças vão vivenciar e dar a conhecer múltiplas formas de apresentação das mesmas. "Biblioteca Viva" é o nome do projeto e “O nosso espaço será também o vosso“ é o seu lema.

Sem comentários:

Enviar um comentário