quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Cheiros e Sabores na Obra de Jorge Amado

Algumas fotos da exposição "Cheiros e Sabores na Obra de Jorge Amado", integrada na rúbrica Grandes Autores: Jorge Amado, promovida pela Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades:

Painel com a reprodução de fotografias e imagens do Autor
Visitas dos alunos à exposição

Fotos e amostras de ingredientes e especiarias presentes nas obras de Jorge Amado


Pormenor das amostras de ingredientes, com destaque para  o cacau, a mandioca , o café...

Apresentação de livros e documentos sobre o Autor existentes na Biblioteca

Recolha de receitas presentes em obras de Jorge Amado
A exposição teve o contributo do CEF de Marcenaria, que gravou em relevo sobre madeira o nome de algumas das personagens muito conhecidas da obras Jorge Amado:
Gravações em madeira com o nome de personagens do Autor (CEF de Marcenaria)

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Grandes Autores: Jorge Amado

No ano em que se celebra o centenário do nascimento de Jorge Amado, a Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades vai promover, ao longo da semana de 10 a 14 de dezembro, um conjunto de atividades de dinamização cultural e de formação de utilizadores relacionadas com este Grande Autor.
A comunidade educativa é convidada a visitar a exposição "Cheiros e sabores na obra de Jorge Amado", organizada pela Equipa da Biblioteca. Recorde-se que, por exemplo, num dos romance mais conhecidos de Jorge Amado, "Gabriela, Cravo e Canela", popularizado através da sua adpatação para telenovela, a comida e as especiarias têm um papel preponderante. Além de especiarias como o cravinho e a canela, fazem também parte da exposição outros ingredientes típicos da cultura gastronómica brasileira:  o coco, a mandioca, o café e o cacau.
 Um desafio proposto às turmas dos 7º e 8º anos é a realização de um bibliopaper, dentro da temática dos "100 anos de Jorge Amado", e que tem como objetivos proporcionar o contacto com aspetos da biografia e da obra deste autor, assim como formar para o desenvolvimento de competências de literacia da informação e de utilização dos recursos da Biblioteca.

Clube de Escrita Criativa

Estão abertas as inscrições para o Clube de Escrita Criativa "Escrever.. porque sim!", para alunos do 3º ciclo e ensino secuindário. O Clube funcionará segundo o modelo de oficina e desenvolverá atividades de escrita/reescrita orientada em que serão trabalhadas diferentes tipologias textuais: cadavre exquis; textos individuais e/ou colectivos planificados; escrita a “duas mãos”; com números, palavras e/ou frases obrigatória e outras.
As inscrições (limitadas a 20 alunos de cada ciclo) decorrem até final do 1º período, junto das assistentes da Biblioteca Escolar.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Espírito de Natal...


Exposição: "Aldeias Neolíticas"



As aldeias de agricultores e pastores, o aparecimento da agricultura, a aldeia neolítica... São os temas dos trabalhos realizados pelos alunos do 7º ano, no âmbito da disciplina de História. 
Em exposição, na Biblioteca.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Concurso: "Postais de Natal 2012"


Podem participar neste concurso todos os alunos do 2º e 3º ciclo. Na elaboração dos postais poder ser exploradas diferentes técnicas, desde a pintura,a colagem, o pop up (corte), o desenho… A data limite para a receção de trabalhos é o dia 14 de janeiro.
Ver: Regulamento.